São Francisco de Paula

Nascido em 1416 em Paula, na Calábria, recebeu este nome devido ao grande amor dos pais para com São Francisco de Assis, este, certa vez intercedeu junto a Cristo pela cura da vista do santo de hoje.

Consagrado a São Francisco de Assis, passou, em sinal de louvor, ainda como criança, um tempo num convento franciscano; e ao sair, acompanhou os pais em peregrinações para Roma. Outro passo decidido pela vontade de Deus, Francisco deu ao se retirar, ainda jovem, para uma experiência de vida eremita.

Com base de duras penitências, oração sem cessar e, alimentação feita com raízes e frutas, ele dava largos passos à santidade, que não ficou escondida, já que muitos descobriram-no para conselhos espirituais e outros para viverem a mesma vida eremita. Desta forma nasceu a Ordem dos Eremitas de São Francisco de Paula que possuía o lema CARIDADE; e grande ardor para o apostolado.

Francisco de Paula vivia comprometido com Deus e com o próximo, por isso, certa vez, enfrentou o rei de Nápoles, para denunciar sua opressão para com o povo simples. Deixando a Itália por obediência ao Papa foi para a França, onde fez acontecer novas congregações, isto até entrar no Céu em 1505.

Fonte: Canção Nova