São Marcos

São Marcos, o autor do segundo Evangelho, foi discípulo de São Pedro e de São Paulo.
É o criador do gênero literário Evangelho pois foi o primeiro a escrever sobre a vida de Jesus, por volta do ano 56. Marcos escreveu seu Evangelho com base nas pregações de São Pedro em Roma.
Marcos era judeu e tinha tomado um nome romano, achando-se identificado com ‘João, cognominado Marcos’ (At 12.12,25) – era sobrinho de Barnabé (Cl 4 e filho de Maria, que residia em Jerusalém Marcos foi, provavelmente, convertido à fé cristã pelo ministério de Pedro (1 Pe 5.13), que costumava freqüentar a casa de sua mãe (At 12.12). Ele acompanhou, desde Jerusalém até Antioquia, a Paulo e Barnabé (At 12.25), e dai partiu com eles para uma viagem missionária – mas deixou-os antes de a completarem (At 13.5,13). Primitivos escritores cristãos afirmam que ele trabalhou com Pedro durante um tempo considerável do seu ministério, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete ou secretário – e diz-se que mais tarde missionou no Egito, sofrendo neste país o martírio. Algumas pessoas têm sugerido que a casa, de que se fala em At 12.12, era aquela mesma casa onde (na vida do pai de Marcos) se celebrou a última Ceia (Mc 14.14) – que o Jardim de Getsêmani lhe pertencia – e que o próprio Marcos era o homem do cântaro a que se refere Mc 14.13, sendo também o jovem daquele caso que unicamente é relatado no seu Evangelho (Mc 14.51,52).
São Marcos teria sido martirizadoem Alexandria ao ter seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos por volta dos anos 70-80 d.C.

Fonte: Wikipédia