São Tiago Menor (Apóstolo)

Foi o líder da primeira comunidade de Jerusalém . Era primo de Jesus e irmão de José, Simão e Judas, de Nazaré. Assim Mateus refere-se a ele: “Não é ele (Jesus) o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mateus 13,55). No Concílio de Jerusalém, Tiago propôs que os gentios não fossem sobrecarregados com os rigores da Lei judaica (Atos dos Apóstolos 15,13-23). A sua proposta foi aceita. Tiago foi o primeiro apóstolo a dar a vida pelo Reino de Deus. Foi martirizado no ano 62 depois de Cristo.

São Filipe (Apóstolo)

Filipe de Betsaida, na Galiléia, foi um dos primeiros discípulos chamados por Cristo. Da mesma cidade de Pedro e André; Indícios apontam que poderia ter sido pescador também. Bem no início de sua vida pública, Jesus, ao se encontrar na Galiléia com Filipe, dirige-lhe imediatamente o chamado: “Segue-me” (Jo 1,43).

No relato da milagrosa multiplicação dos pães, é a Filipe que Jesus pergunta: “Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?” e Filipe responde: “Duzentos denários de pão não lhes bastam para que cada um receba um pedaço do pão” (Jo 6,5-7).

Fonte: Católico.org e Wikipédia