Santa Paulina

Seu nome de batismo era Amabile Lucia Visintainer, em religião Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ela , nasceu em Vígolo Vattaro, Trento, em 16 de dezembro de 1865.
Com apenas quase 10 anos emigrou com seus pais e irmãos para o Brasil, em 1875, no atual Estado de Sta. Catarina,
Numa região desprovida de casas religiosas e diante da necessidade de cuidar dos doentes, Amabile, aos 25 anos, com a permissão de seu pai e a aprovação do pe. Marcello Rocchi,SJ., deixou a casa paterna e junto com uma companheira Virginia Nicolodi, passou a morar num casebre, em Vígolo, para aí cuidar de uma mulher cancerosa desamparada. Daí vem a fundação da obra de Madre Paulina, que constitui a primeira Congregação religiosa no Brasil.
Em 1895, o pequeno grupo, que se formara em torno de Amabile em Vígolo e se havia transferido a Nova Trento,
Depois da fundação das Casas de Nova Trento e Vígolo, em 1903 Madre Paulina se transferiu para São Paulo. Pouco tempo depois, na colina do Ipiranga junto a uma Capela aí existente, iniciou a obra da “Sagrada Família” para abrigar os filhos de ex-escravos, e velhos ex-escravos, depois da abolição legal da escravidão em 1888.
Faleceu em 9 de julho de 1942 .

Fonte: católicos.org.br