Santa Dorotéia

Santa Dorotéia nasceu na Cesaréia. Ainda jovem teve seus pais martirizados. Dorotéia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita (virgindade consagrada), em jejum e com muita oração. Ela foi uma das primeiras vítimas do governador Fabrício, que recebeu ordens do império para exterminar a Religião cristã. Nao renunciou a Jeses nem em um interrogatório perante o governador.
Teófilo, um dos advogado, disse para Dorotéia, que enviasse do jardim de seu esposo, frutos ou rosas, em tom de brincadeira e Dorotéia levou a sério, disse que se ele acreditasse em Deus, ela faria o que ele havia pedido.
Aconteceu que antes dela morrer, pediu uns instantes para rezar, chamou um menino de seis anos, e entregou-lhe o lenço com o qual havia enxugado o rosto a fim de que fosse entregue para Teófilo.
O menino entregou o lenço, justamente na hora em que Dorotéia foi decapitada, Teófilo entendeu a mensagem de Cristo, e de perseguidor dos cristãos, converteu-se e aceiou também morrer decapitado por causa do nome de Jesus.

Fonte: Canção Nova