NATAL

O Natal teve sua origem numa festa pagã da antiga Roma, em que se celebrava “o dia natalício do Sol invicto”, após a noite mais longa do ano (25 de dezembro). Nesta ocasião, os escravos recebiam presentes dos seus senhores e eram convidados a sentarem à mesa como cidadãos livres. O cristianismo deu um significado novo a esta festa, ao celebrar o nascimento daquele que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo.
Por isso hoje celebramos o nascimento de Jesus. Deus veio morar no nosso meio, o Homem Novo, e assim encher-nos da certeza de que é possível um mundo novo.

Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o Aniversariante do dia. Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os reis magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal, o importante, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária de um Deus, o Único e Verdadeiro, que nos quer solidários com o próximo.

Fonte: Canção Nova / Católico.org.br