Apresentação do Senhor

A festa que é celebrada hoje pela igreja é chamada também de Purificação de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora das Candeias, ou ainda Nossa Senhora da Candelária. Está é uma das mais tradicionais festas da igreja, remetendo ao século IV. É o dia em que Nossa Senhora e São José  apresentam  Jesus no Templo. Simeão exultou de alegria, porque Deus visitou seu povo, trazendo a salvação que ele, já em idade avançada, pode contemplar e  profetiza sobre o Menino, mostrando o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Esta festa é conhecida  também festa da Purificação de Nossa Senhora, porque segundo o costume dos judeus, somente 40 dias (se fosse menina, 80 dias) após o parto é que a mulher podia freqüentar de novo o Templo. Nessa ocasião devia cumprir a oferta prescrita pela Lei.

Fonte: católico.org

 
São Cornélio

Encontramos no livro dos Atos dos Apóstolos a citação sobre Cornélio.  “Havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).
Deus o visitou por meio de um anjo, que lhe indicou São Pedro. Este, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio. Foi aí que aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos pagãos, dos estrangeiros. No outro dia, Pedro chegou em Cesaréia. Ele queria encontrar a Deus e desejava dividir este bem com seus parentes e amigos. Pedro disse a Cornélio: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro” (At 10,28). Pedro começou a evangelizar e, de repente, : “Estando Pedro, ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a (santa) Palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus. Então Pedro tomou a palavra: ‘Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48).
São Cornélio tornou-se o primeiro bispo em Cesaréia.

Fonte: Canção Nova