Devoção dos 5 primeiros sábados ao Imaculado Coração de Maria

     Devoção dos 5 primeiros sábados ao imaculado coração de Maria


Para muitos talvez esta seja uma devoção pouco conhecida, mas Nossa Senhora de Fátima pediu a Irmã Lúcia para realizar e estender a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra ao Imaculado Coração de Maria.

Pede-se que, no primeiro sábado de cada mês, durante cinco meses, sejam realizados vários atos de piedade com a intenção de reparar os pecados contra o Imaculado Coração de Maria.

Foi Na terceira aparição, em Fátima, em 13/7/1917, a Santíssima Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Mais tarde, em 10 de dezembro de 1925, quando Lúcia já era irmã e  estava no convento, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa e Lúcia relatou que ela disse:

"Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, consagrarem ao meu Imaculado Coração,  prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.


Porque as Sábados?
São Tomás de Aquino dizia que no sábado depois da Sexta-feira Santa, a única que permaneceu firme em sua fé foi Maria e, por isso, a Igreja, para honrá-la, dedica-lhe esse dia.

E Porque os 5 Sábados?

A Irmã Lúcia perguntou em uma das aparições sobre o porque dos 5 sábados. Esta foi a resposta:

Minha filha, o motivo é simples: são 5 as espécies de ofensas e blasfêmias contra o Imaculado Coração de Maria:
1 – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição.
2 – Contra a Sua virgindade.
3 – Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
4 – Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5 – Os que A ultrajam diretamente nas suas Sagradas Imagens.

Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir esta pequena reparação; e, em atenção a ela, mover a minha misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de A ofender9.


E o que fazer nestes 5 Sábados?


1 – A Confissão: devemos confessar preferencialmente no primeiro sábado. Caso seja impossível, ou muito difícil, podemos confessar com até oito dias ou mais de antecedência. Mas procure estar em  estado de graça no primeiro sábado do mês. Na confissão, tenha a  intenção de reparar as ofensas contra o Imaculado Coração de MariaVocê não precisa dizer na hora da confissão, mas tenha ela no seu coração neste momento. Não esqueça desta intenção.

2 – O Terço: Reze a  oração do Terço de Nossa Senhora.  Ele deve ser rezado na intenção da reparação do Imaculado Coração da Santíssima Virgem;
3 – Os 15 minutos de meditação dos mistérios do Rosário: Nossa Senhora pediu que fizéssemos companhia a ela durante pelo menos 15 minutos, meditando sobre os mistérios do Rosário14, na intenção da reparação ao seu Imaculado Coração. Passe 15 minutos orando e conversando com Nossa Senhora.

4 – A comunhão: é um ato importante nesta devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria. Comungue com esta intenção.


As 5 ofensas:

A primeira ofensa é a negação do dogma da Imaculada Conceição, definido pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854.

A segunda ofensa é negação da doutrina acerca da virgindade perpétua de Maria. São negadores desta verdade as pessoas que falam que a concepção e o parto de Jesus não foram virginais, e que Maria não conservou a virgindade depois do parto, bem como aquelas que dizem que a Mãe de Deus teve mais filhos além de Jesus.

A terceira ofensa é a negação da maternidade divina e espiritual de Maria. A Virgem Maria é Mãe de Deus e, ao mesmo tempo, Mãe espiritual dos homens, pela sua participação no Mistério da Redenção do gênero humano.


A quarta ofensa é ódio para com a Imaculada Mãe de Deus infundido nas crianças. Pessoas e ideologias que procuram eliminar vestígios de religião e fé, começando pelas crianças e ensinando até desrespeitos a Nossa Senhora para que os pequenos se tornem adultos em fé e devoção.

A quinta ofensa é o desrespeito para com as sagradas imagens de Maria. Ofendem também o Coração Imaculado de Maria Santíssima aquelas pessoas que tiram dos templos sagrados as suas imagens ou as reduzem em importância.

Então convidamos você a seguir também esta devoção, pedido de Nossa Senhora e Jesus, nos próximos 5 primeiros sábados dos próximos 5 meses.




“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro profundamente e vos ofereço o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido; e pelos méritos infinitos de seu Sacratíssimo Coração e do Imaculado Coração de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”.


Ave Maria



Inscreva-se em nosso canal e veja nossos vídeos