10 Mensagens de fé do Papa Francisco para você refletir.

 10 Mensagens de fé do Papa Francisco para você refletir.




Papa Francisco é conhecido por suas mensagens humanitárias de fé e esperança. Neste vídeo escolhemos 10 mensagens  do Santo Padre, para que você reflita no seu dia sobre sua vida, sua fé e tudo que o cerca.
Esperamos que você ouça com bastante carinho  essas 10 mensagens e faça uma reflexão sobre elas.

O Mandamento de amar a Deus e ao próximo é o principal, mas não por ser o primeiro da lista dos Mandamentos. Jesus não se coloca no topo, mas no centro, porque é a partir do coração que tudo deve ser feito e ao qual tudo deve retornar e dizer respeito.

Ninguém pode partir para a batalha se não estiver antecipadamente convencido da vitória. Se começarmos sem convicção, já perdemos metade do combate e enterramos os nossos talentos.

Se permitirmos que dúvidas e receios afetem a nossa coragem, em vez de sermos criativos, ficaremos na nossa zona de conforto e não faremos quaisquer progressos.

Um bom educador concentra-se no essencial. Não se dispersa em detalhes, transmitindo o que é realmente importante para que a criança ou o aluno possam encontrar o sentido e a alegria da vida. É a verdade. No Evangelho, o essencial é a misericórdia.

Quando os adultos perdem a cabeça, quando são egocêntricos, quando o pai e a mãe se agridem mutuamente, as almas dos seus filhos sofrem terrivelmente, provam o sabor do desespero. E estas feridas deixam marcas para o resto das suas vidas.

Seria maravilhoso se, no final do dia, cada um de nós pudesse dizer: "Hoje pratiquei um ato de caridade para com o próximo!"

Frequentemente, os jovens não conseguem encontrar respostas para as suas preocupações, necessidades, problemas e mágoas nas estruturas habituais. A nós, adultos, custa-nos escutá-los com paciência, compreender as suas preocupações e exigências, e aprender a falar-lhes numa linguagem que eles consigam entender.

Deus não se revela na força nem no poder, mas na fraqueza e vulnerabilidade de um bebé recém-nascido.

É bom compreender a continuidade e a comunhão profunda que existe entre a Igreja que está no Céu e aquela que ainda se encontra em peregrinação na Terra. Aqueles que já vivem na presença de Deus podem apoiar-nos e interceder por nós, rezar por nós.

As pessoas que amamos e que já partiram não estão perdidas nas trevas do nada: a esperança garante-nos que elas estão bem entregues nas mãos fortes de Deus. O amor é mais forte do que a morte. Assim, há que deixar crescer o amor e fortalecê-lo, e o amor há de guardar-nos até ao dia em que enxugaremos todas as lágrimas, quando "a morte deixar de existir, e deixar de haver luto, lágrimas e mágoa".

O trabalho é uma necessidade, uma parte do sentido da vida neste mundo, um caminho para o crescimento, o desenvolvimento humano e a realização pessoal.