História e oração de São Roque




Dia 16 de agosto

A imagem de São Roque conhecida retrata um momento importante em sua história de vida. Filho único de família abastada da França, recebeu uma educação rígida. Sua mãe, porém, colocou em seu coração a devoção a Nossa Senhora e a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, quando seus pais morreram, ele doou toda a sua herança aos pobres e foi para a Itália, viver na pobreza.
Chegando à Itália, São Roque foi viver nas catacumbas de Roma. Lá, contraiu a peste negra, doença que assolava toda a Europa naquela época. Para não ocupar um leito no hospital, o Santo foi para a floresta e arrumou um lugar para esperar sua morte. Porém, ao tomar banho numa fonte perto de onde estava, sentia alivio e começou a melhorar. Um cão vinha todos os dias trazer-lhe um pedaço de pão e lamber-lhe as feridas. Depois de um tempo, ele ficou curado. O dono do cão descobriu o que estava acontecendo e levou São Roque para sua casa, em Piacenza. Ali muitos milagres começaram a acontecer. Todos que estavam com a peste eram curados somente com a oração e o toque de São Roque. Através dele milhares de pessoas foram curadas. A imagem de São Roque mostra-nos esta história de fé e milagres.
São Roque tornou-se o Padroeiro dos cirurgiões; dos inválidos, dos doentes, protetor contra a peste; protetor contra as doenças contagiosas e até protetor dos cães. A igreja dedica o dia16 de agosto para homenageá-lo.


São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento.
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos. Assim seja.
Amém.






 

Inscreva-se em nosso canal e veja nossos vídeos